Estudos Março 2010

Deus tem feito grandes coisas!!
Que sejamos fiéis em tudo para que Ele realize toda a Sua vontade através de nós!
Algumas pessoas que participam dos estudos da palavra aos domingos pela manhã,  tem me pedido para disponibilizar o material destes que realizamos.
Que Deus abençoe a cada um e mantenha esta sede e fome de Sua palavra!!
A idéia então é relacionar aqui o conteúdo básico dos estudos de domingo pela manhã, diferenciado por datas para ficar mais facil o acesso.

Estou iniciando esta postagem pelo ultimo estudo (dentro de março 2010) e se Deus permitir, futuramente os estudos anteriores, como os posteriores, poderão ser também adicionados.
serão separados por meses:  E dentro deles por dias.
_____________________________________
ESTUDOS DO MES DE MARÇO DE 2010

Estudo do dia 28/02/2010 - domingo 9h. - Claudio
Titulo: Caim e Abel

Versiculos basicos referentes:
Gen. 4:1-16 Geral
Jo 8:44 O diabo homicida desde o principio
Judas 11 O caminho de Caim
Gen. 2:8,9 As duas arvores representando duas fontes no decorrer de toda a biblia.
Gen. 5:4 Vários filhos de Adão e Eva
Gen. 4:2  A profissão lavrador = "servo do solo"
1ª Jo 3:12 Caim era do maligno
Mat. 16:21-23 Pedro manifestando satanás

Frases fundamentais:
" Não se trata do que fazemos para Deus e sim do que somos!"
" O diabo através de Caim, inventando a religião"

Gal. 1:14 Paulo era zeloso, mas não obteve a justiça de Deus desta forma.
Fil. 3:8,9  Ser achado Nele, não tendo justiça própria.
Mat. 23:35 Mataram Zacharias entre o santuário e o altar.

Abel trabalhava e vivia para Deus!
Não ofereceu de acordo com seus conceitos, como Caim, mas sim conforme a palavra que ouviu de seus pais (palavra de Deus, da maneira de Deus) e a revelação de Deus.
Antes mesmo de ser estabelecida na lei mosaica, que veio muito tempo depois, ele ofereceu das "primicias" de seu rebanho.

Fil. 3:3 Adoramos no Espirito e não confiamos na carne.
Gal. 4:29 Adoradores na carne perseguem os do Espirito.

Conclusão:
Gen 4:10 O sangue de Abel fala da terra para o céu!
Heb. 12:24 O sangue de Jesus fala dos céus para a terra!
__________________________________

Estudo do dia 14/03/2010 - domingo 9h. - Claudio

Segunda queda do homem e Invenção da cultura humana

Versiculos basicos referentes: Gen. 4:8-24
Na 1ª queda, ao contrario de nossos conceitos,  o grande problema, não foi apenas o ato de desobediencia e sim a semente maligna agora "injetada" na natureza humana.
A maioria do povo de Deus, sabe que Cristo vive em nós, conforme Gal. 2:20.
Mas poucos, prestam atenção em Rom. 7:19,20, onde Paulo revela: "o pecado que habita em mim", portanto, o cristão, pode manifestar de acordo com pendor de sua carne, coisas do inimigo, que muitas vezes não tem aparencia de maldosas e pecaminosas e ainda assim, elas se originam em satanás.
Exemplos: a oferta de Caim - feita fora da orientação da palavra de Deus e fora da revelação divina - e o resultado: Deus não se agradou nem dele e nem da sua oferta!
Outro ex: em Mat. 16:20-23 Jesus começou a mostrar que precisaria sofrer, ser morto e ressuscitar, e Pedro, chamando-O a parte, começou a reprová-lO dizendo: De modo nenhum isto te sucederá... demonstrando um cuidado, um dó humano, um apego natural e Jesus prontamente dicernindo, lhe disse: -- Arreda satanás, porque cogitas das coisas dos homens e não das de Deus!
Aqui não se trata de apenas uma força de expressão de Jesus e sim do proprio inimigo atuando através de Pedro!
Frase para meditar: Quando sem Deus, o homem manifesta seu proprio conceito -  é o inimigo que está se manifestando através dele.
Quer dizer então, que mesmo coisas boas e até adoração, podem vir do adversário.
A queda foi avançando: Caim ficou com inveja e desenvolveu a ira e o ódio que o levou ao assassinato de seu irmão e ainda não bastando, o levou a mentir ao próprio Deus!
Ele não estava sozinho, conforme Jo. 8:44 satanás mentiu com ele.
A primeira mentira da humanidade foi feita a Deus!
Gen. 4:11-12 O resultado da segunda queda - trouxe um acrescimo para a maldição da 1ª: - "Quando lavrares o solo, ele não dará a sua força", o que antes eram os cardos e abrolhos, conforme Gen. 3: 17,18, agora foi acrescentado e mesmo labutando, o solo não rende.
Fugitivo e errante = "vagabundo" , sem objetivo, sem satisfação, vagueando sem rumo.
Deus ainda assim estava cheio de misericórdia e bondade, não o julgando, e o condenando, mas sim, deixando a porta do arrependimento aberta para ele, todavia, Caim não se arrependeu e em Gen. 4:13,14 - ele diz por si mesmo, que seria expulso da terra e que quem o encontrasse o mataria, demonstrando medo de ser morto por outros .
Não tinha medo de Deus, mas tinha medo de outros homens (seus irmãos) por que? - porque ele havia matado seu irmão! "tememos que se faça conosco, o que fazemos aos outros".
Em Gen. 4:15 Deus usa de misericordia, e coloca uma marca nele para que não fosse morto. E ele no verso seguinte 4:16, deixa a presença de Deus! que absurdo! prefere ser errante, independente e sem a mais gloriosa, agradavel, amorosa, protetora e carinhosa presença do universo! que tremenda tolice esta escolha dele.

Pergunta para reflexão:
Que adoração é esta a qual Caim praticou e o levou fora da presença de Deus?
Você hoje corre este risco?
Sim, há este caminho, onde se diz adorar a Deus, contudo sem a Sua presença! Fuja disso!

A cultura humana sem Deus. Gen. 4:16-24
A primeira coisa que fez por não ter a presença de Deus, foi construir uma cidade! Por que?
porque perdeu a proteção, perdeu a alegria, o divertimento, a companhia, etc.
Satanás o levou através do medo, a construir a cidade e veja que ele coloca o nome de seu proprio filho! ou seja, ele ama a cidade como seu filho! o nome Enoque significa "iniciado".
Em gen. 4:19 vemos Lameque, a sétima geração, desta linha,  avançando nesta cultura humana sem Deus, o seu nome Lameque, quer dizer: "poderoso", "forte", assim era que ele em seu ego se sentia, e ainda praticou a poligamia, quebrando o principio estabelecido por Deus de um homem e sua esposa. Teve duas: Uma delas a Ada - significa: "adorno" - que só se interessava pelas coisas externas e em se enfeitar, se "produzir", a outra: Zilá - quer dizer: "uma sombra", esta, gerou a Tubalcaim que foi o inventor das armas - agora então, eles feriam e matavam, a sua cobertura (proteção) eram as armas.
Gen. 4: 23,24 - Lameque arrogante diz que assassinou 2 homens! e se orgulha disso! e ainda reevindica para si "os setenta vezes sete", entendendo como seria vingado se alguém tentasse matá-lo, ou seja: se sente quase " imortal" em seu proprio conceito.
Em gen. 4: 20,21 vemos o filho Jabal - que inventou negocios para viver - a pecuaria e neste caso, foi ser nomade e morar em tendas para alimentar seu gado. E também vemos Jubal que quer dizer "jubilo" - que inventou o divertimento, a recreação, para que tentasse deixar as pessoas sem Deus alegres.
- A diferença do louvor é que a presença de Deus é manifestada e exaltada, produzindo alegria dentro de nós!! Na Sua presença, há plenitude de alegria! Aleluia!
E ainda tem a filha Naamá, que quer dizer: "fazer de si mesma amavel e agradavel" - ou seja, satisfazer as paixões!
Que familia hein?? e que cidade hein?
Incrivel que isso esta no inicio da biblia e parece que falamos de uma familia de hoje e na sociedade ao nosso redor!! Quem não conhece uma familia como esta? ou uma cidade e a sociedade como esta?

Conclusão:

Preste atenção - aqui vemos que há duas linhas separadas na biblia:
1 - A familia de Adão creu na palavra pregada por Deus e obedeceu-a, porisso, em Gen 5 - todos os dias das pessoas são contados e considerados! esta é a genealogia dos salvos!
2 - Na linha de Caim (na semente do inimigo) são mostrados os atos, mas eles são como que descartados dos registros de vida! É a genealogia dos perdidos.

Salmo 90:12
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

Você tem sabido como fazer os seus dias serem contados? ou eles se gastam e são descartados sem valor?

Deus te dê sabedoria e força para decidir do lado da vida.
________________________________

Estudo do dia 21/03/2010 - domingo 9h. - Claudio

Escapando das duas 1as. quedas 
e invocando o nome do Senhor
Versiculos basicos referentes: Gen. 4:17-26

Na primeira queda do homem - (Adão e Eva) seduzidos pelo serpente (satanás) desobedeceram Deus e comeram do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal.
O resultado desta primeira queda além de varias consequencias, é que a natureza maligna de satanás entrou na natureza humana.
Para escapar desta queda, devemos obedecer a semente da mulher que está em todo aquele que cre - O Senhor Jesus - e viver através de Sua vida.
Como consequencia principal, esta natureza caida, levou o homem a sua segunda queda - "Adorar a Deus conforme seu conceito humano" e uma vez rejeitado - produziu o ciumes , o odio, a ira e o assassinato de seu irmão, e ainda a mentira a Deus - Caim.
Para escapar da segunda queda, não podemos nunca ser presunçosos - "fazer o bem, adorar a Deus e servi-Lo de acordo com o nosso conceito humano e não de acordo com Sua palavra e Sua revelação". que foi o caso de Caim. E também para escaparmos, devemos ser como Abel, viver para Deus, de acordo com a Sua palavra e revelação.
Vemos que a cultura humana inventada pelos descendentes de Caim, que seguiram a linha do conhecimento do bem e do mal, avançam em seu conceito sem a presença de Deus e inventam as cidades, praticam a bigamia, inventam os divertimentos, o valorizar apenas o exterior, as armas para ferir e matar, apregoam a arrogancia e interpretando a palavra de Deus conforme seu proprio conceito (Lameque).
Notamos claramente que as escrituras mostram o que eles fizeram, porém, não consideram as suas vidas, ou seja, são como que descartados dos registros de vida, ao passo que os descendentes de Sete (da linha da vida) em Gen.5, são todos considerados em seu viver e em seu "gerar" filhos.
Em Gen. 4:26 aparece o nome de Enos, que quer dizer "frágil e homem mortal", e a partir daí, ao entenderem esta caracteristica do ser humano, começaram a invocar o nome do Senhor.
O nome O Senhor neste versiculo, em hebraico é Jeová - que é usado quando Deus se relaciona com o homem. - eles não invocam o Deus criador e sim:  Aquele que é bem intimo e proximo.- Jeová, que significa: "Eu Sou o que Sou" conforme exodo 3:14 - Aquele que é de eternidade a eternidade.
A palavra invocar no hebraico significa "chamar", "chorar a", "gritar" e em grego, quer dizer: "chamar uma pessoa pelo nome" - Audivelmente!
Alguns acham que invocar é o mesmo que orar, geralmente, a oração pode ser silenciosa e o invocar  audivel.
É como o respirar, inspiramos o oxigenio e expelimos o gas carbonico e as toxinas, assim, para os nascidos de novo, ao invocar o Senhor, inspiramos o espírito da vida em nós - a pessoa vida de Jesus  e expelimos tudo que é negativo de nosso ser.
Interessante que é uma pratica do povo de Deus desde a terceira geração - aparece com Enos, ali, no inicio do Antigo Testamento, prossegue sendo usada pelos homens de Deus no decorrer da historia biblica e é praticada pela igreja no Novo Testamento!
Em Isaias 12:2-6 , vemos o cantar, louvar, clamar, gritar e revela que a salvação oferece aguas para nós tirarmos das fontes - ao invocarmos o Senhor estamos fazendo isso!
Alguns exemplos de pessoas que invocaram o Senhor e tinham esta pratica: Abraão - Gen. 12:8, Isaque - Gen. 26:25, Moisés - Deut. 4:7, Jó - Jó 12:4, Sansão - Juizes 16:18, Jonas - Jonas 1:6, Elias - 1ª Re 18:24, Eliseu - 2ª Re 5:11, etc.
Inclusive existem as promessas que nós fariamos isso: em Joel 2:32, Sofonias 3:9 e Zacarias 13:9.
Poderia alguém pensar: mas isso era do A. T. - nada disso - há inumeros trechos que mostram a pratica de invocarmos o Senhor no N. T., vejamos algumas:
No Pentecoste em Atos 2:21, conforme a profecia de Joel.
Estevão, quando foi apedrejado em Atos 7:59 invocava em alta voz: Senhor Jesus!!!
Em Atos 9:14 e 22:16, vemos que todo o povo de Deus era conhecido por invocar o Senhor Jesus.
Talvez alguns pensem que só se pode invocar o Senhor em determinados locais, então vejamos 1ª Cor 1:2 em todo lugar.
Em 2ª Tm 2:22 diz para seguirmos juntos com estes que de coração puro invocam o Senhor!
Rom. 10:12,13 - mostra que não ha distinções entre raças, cor e costumes e mostra que quem invocar o Senhor será salvo.
Ser libertos da angustia, dos problemas, das dores e das tristezas - Salmo 18:6, 118:5
Salmo 116: 12,13 Que darei ao Senhor por todos os beneficios para comigo? Tomarei o calice da salvação e invocarei o nome do Senhor...
Alguém pode dizer: mas para que invocar o Senhor? Ele já está dentro de mim - então perguntamos: você não tem ar dentro de si? e por que continua a respirar?
Ora, é claro que é necessário respirar e continuar respirando, assim é também com o invocar o Senhor.
Outro poderia argumentar: devemos orar só silenciosamente, porque Deus sabe de tudo - vejamos: Heb 5:7 - Jesus orou com forte clamor!!! acaso o Pai não o ouvia e não sabia do que Ele precisava?
Invocar, orar, cantar, clamar, gritar em voz alta - exercita o nosso espirito!! nos vivifica!! nos fortalece!! invoquemos o Senhor Jesus!
Glória a Deus!!_
_____________________________________
Estudo do dia 28/03/2010 - Domingo 9h. - Claudio
Como escapar da morte
Versiculos basicos referentes: Gen. 5:1-31

Gen 5 não é apenas um registro histórico e sim mostra a vida!
A origem do homem não diz respeito a sua raça, etnia e sim que ele é a imagem de Deus!
Não importa também se é homem ou mulher, porque ao ler este trecho, você percebe que ambos foram considerados "Adão"! Este é um principio divino - um homem e sua esposa.
Há 3 palavras que aparecem repetidamente em Gen 5, são elas: viveu, gerou e morreu (ao ler, você reparou que a palavra viveu aparece 2 vezes, para cada um?)
E isso se repete por 8 vezes neste capitulo, onde existem 10 gerações (se tirarmos Noé e Enoque) que trataremos mais abaixo e mais tarde.
Gerar é dar frutos para Deus! Se alguém perguntasse a Adão o que ele estava fazendo, ele talvez respondesse: - Estou vivendo na presença de Deus e estou gerando frutos para Deus.

Interessante notar que o trecho anterior da biblia onde lemos sobre a linha dos descendentes de Caim, o registro biblico somente mostra o que eles fizeram e nada de que viveram ou geraram.
Isso para nós é uma lição: querer fazer coisas, obras para Deus sem ter a Sua presença e sem ser através do fruto do Espirito, não O agrada!
Juntando Gen. 5 com Lucas 3:23-38, lemos que pelo viver e gerar, Jesus é gerado!!
Também vemos que há uma mancha no texto, a palavra "morreu" que veio através do pecado de Adão que herdamos, porém, ao compararmos com Mat. 1:1-16, vemos que Cristo levou a morte! aleluia! Através do Senhor Jesus esta mancha é limpa no viver dos que creem.
Vamos ler 2ª Tm. 1:10 - "...e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho".
Em Gen. 5 está o mistério: Como escapar da morte?
O versiculo 5:24 - Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.
De acordo com Hebreus 11:5 - Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.
11.6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
Isso é salvação plena!!
O Senhor Jesus já resolveu a vitória sobre a morte, nos resgatando do seu poder. Isso é um fato histórico!  Objetivamente realizado em nosso favor! Mas há 2 aplicações objetivas hoje quando se trata da morte:
A - Estamos sob a sua ameaça: Fisicamente, Mentalmente e Espiritualmente
B - Se o Senhor tardar em Sua vinda - dormiremos.
Graças a Deus, para nós que cremos, nascemos de novo, e vivemos no espírito, não haverá uma outra aplicação que é chamada nas escrituras de segunda morte, conforme Apocalipse 21:8. "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte."
Na  7ª geração da humanidade alguém, descobriu como escapar da morte!
Enoque viveu de tal maneira que foi poupado da morte, enquanto viveu e gerou, venceu a destruição da morte! Ele foi o primeiro a ser arrebatado!!
Ele andou com Deus 300 anos e Deus o tomou para Si!
Você quer ser arrebatado?
Precisa andar na presença de Deus, onde Ele estiver e onde Ele for, da maneira Dele.
Pergunta: Deus está andando com você ? ou você está andando com Deus?
Em Lucas 24 Jesus andou com 2 discipulos que desciam para Emaús, isso quer dizer que eles estavam indo para baixo!
Quando Ele tem que andar conosco, isso quer dizer que nós estamos no controle e Ele tem que vir junto. Neste caso, estamos descendo e vindo para baixo.
Não pense que Enoque foi tomado de repente como se imagina, não! Ele foi subindo, subindo, andando na presença de Deus, até que Deus pode ter dito algo assim: Filho querido, estou aqui, venha!! e ele foi arrebatado!!
Enoque viu que tudo ao redor estava sem Deus e continuou a andar com Deus, não foi influenciado pelo que os seus contemporâneos pudessem dizer ou fazer.
Andar com Deus implica em negar a si mesmo e deixar o Senhor tomar a liderança de nossas vidas!
O versiculo de Hebreus que lemos acima, diz que sem fé, não se agrada a Deus e que Ele é galardoador dos que O buscam, galardoador diz respeito a recompensa, Ele recompensa quem O busca. No original grego estas palavras " O buscam" - quer dizer: " procurá-Lo por todos os lados". Enoque fez isso!! e foi galardoado com o escapar da morte!! usou a sua fé!
Somos pessoas que buscam o Senhor? se somos seremos arrebatados!
Judas 15 - mostra-nos  uma profecia de Enoque, onde ele menciona a palavra "impio" 4 vezes ao falar de seus contemporaneos, isso mostra que ele viu toda a impiedade dos homens ao seu redor e no verso 14, ele também diz que ve o Senhor no meio das miriades de seus santos!! Ele lá no inicio da biblia, já falava da vinda do Senhor com Seu povo santo!! Que maravilha!
Aos 65 anos, gerou a Matusalém, que significa "quando ele morrer será enviado", o seu filho recebeu um nome profético: se referindo ao dilúvio que veio exatamente no ano da morte de Matusalém! Só pode ter feito isso através do Espirito de Deus, sem duvidas!!
Esta foi a sua motivação para andar com Deus, sabendo que haveria um julgamento, que Deus tinha um proposito mais elevado, ele decidiu e viveu o seu andar com Deus por 300 anos! Será que isso tem alguma coisa em comum conosco hoje? Medite sobre isso!
O diluvio só veio 969 anos mais tarde, após o nascimento de Matusalém, foi quando Noé tinha 600 anos e Matusalém morreu, conforme Ge. 7:11. Matusalém foi a pessoa que mais viveu.
Agora sabemos como escapar da morte! e sermos arrebatados!
Deus nos conduza e nos mantenha fortes em nossas decisões para andarmos com Ele!!
________________________
fim dos estudos mes de março de 2010,  proximos abril de 2010

7 comentários:

Anônimo disse...

;D

Zé disse...

Muito bom!!
Agora posso manter a sequencia dos estudos, que estão sendo otimos para mim.

Ana Corso disse...

Deus é maravilhoso!
Ele expõe com clareza todos os Seus projetos!
e nos revela a maneira de como realizá-los, tudo está muito claro para aqueles que verdadeiramente O buscam em Espírito e em verdade!

Ma disse...

Agora achei onde está o estudo de domingo de manhã!! que bom! posso anotar desta maneira.
Valeu!!
Deus abençoe..

Isaias Ribeiro disse...

Valeu, Claudio.
Vou acompanhar
Isaias

Anônimo disse...

Muito bom!!

Jo disse...

Percebi que podemos invocar o Senhor e orar junto! e também orar em outras linguas!
Muito boa experiencia!!