Estudos Abril 2010

Algumas pessoas que participam dos estudos da palavra que realizamos juntos aos domingos pela manhã, pediram para disponibilizar as referencias e material destes .
Que Deus abençoe a cada pessoa que ler e mantenha esta sede e fome de Sua palavra!!
Então, a idéia é relacionar aqui, o conteúdo básico dos estudos, diferenciado por datas (mes e dia) para ficar mais facil o acesso. 
Começamos a registrar, portanto, no mes de março de 2010.(anterior)
                                                                                                                                            
 E os estudos de abril de 2010 iniciam aqui,
 (domingo 11/04/2010)
                                                                                                                                        Claudio
___________________________________
11/04/2010
Outra queda do homem
Gen. 6:1-7

Queda após queda, o ser humano foi cada vez um degrau abaixo.
Podemos chamar este descer de níveis da humanidade de "quedas":
Na 1ª queda, a causa foi a serpente (satanás) que ao seduzir Eva e Adão, levou a humanidade a ter a sua natureza (caida) dentro em si. (o pecado).
Esta natureza maligna foi a causa, agora dentro de Caim, dele inventar um modo de "adorar a Deus", conforme seus conceitos e não de acordo com a palavra e revelação divina, o que Deus não se agrada e rejeita -  esta foi a 2ª queda - a "invenção da religiosidade".
Agora o sutíl inimigo, sabendo da promessa dada por Deus em Gen. 3:15 - " Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendencia e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirá o calcanhar", usa de uma outra estratégia para tentar impedir o cumprimento desta profecia.
Profecia esta que foi realizada pelo Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Senhor Jesus! Que conforme profetizado, nasceu de uma mulher. Este cumprimento historico se realizou na morte de Jesus (ferido no calcanhar) e na Sua ressurreição (foi ferida a cabeça da serpente), vencendo a morte e resgatando a humanidade.
Em Ap. 12:4, vemos que pelo menos um terço dos anjos se rebelaram junto com o diabo e o seguem, estes são mencionados em Efesios 6:1 como principados e potestades do ar, também em Mateus 12:26, o Senhor Jesus mostra que o inimigo tem um reino.
Em Gen. 6.1, se lê:  Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas,
6.2 vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram.
Há quem queira afirmar que os filhos de Deus mencionados aqui, foram os descendentes de Sete, do capitulo 5 e que as filhas dos homens seriam as filhas dos descendentes de Caim, (Gen. 4:17-24) mas, os filhos de Sete assim como as filhas dos descendentes de Caim são todos filhos de homens, e não poderiam gerar os mencionados "gigantes" de Gen. 6:4. Esta maneira de querer explicar este texto não é logica e nem convincente, quando, conferida com toda a escritura.
Em Jó 1:1,2 e Jó 2:1, vemos que os "filhos de Deus" são os anjos, incluindo satanás, e que estes tem que se apresentarem a Deus, no tempo determinado por Ele. Por esta razão, algumas versões traduzem por "os anjos" estes trechos de Gen. 6.
Em Judas 1:6,7, vemos que anjos deixaram o seu "estado original" que quer dizer, seu principado, deixaram o ar, onde foram estabelecidos e foram a terra e fizeram alguma coisa que levou Deus a encerrá-los em cadeias eterrnas até o julgamento. No verso 7, o "como aqueles", é a continuação do verso 6, mostra o que fizeram: seguiram após outra carne, isto é, a mistura de anjos caidos com a humanidade. Os anjos caidos trouxeram esta fornicação para poluir a humanidade, de maneira que esta não pudesse gerar o prometido descendente da mulher.
Quebraram o principio estabelecido por Deus, de um homem e sua esposa!
O casamento foi instituido por Deus e é um principio santo, veja Hebreus 12:4, porisso que a palavra de Deus, trata tão seriamente este assunto e não tolera desvios, leia:
1ª Cor. 6:9,10,18 e Efésios 5:5.
Por que? porque a fornicação (relação sexual sem o compromisso do casamento), a prostituição (relação sexual em troca de algum favor), o adultério (relação sexual fora do casamento), assim como o homossexualismo (relação entre pessoas do mesmo sexo), e outros desvios de natureza sexual estão associadas a idolatria. E abrem a porta para demonios atuarem. Confira: Num. 25:1 e 2 e Ap. 2:14, 20. Porisso que em muitas culturas idólatras, em sua maioria, os participantes se prostituem,  praticam fornicação e etc. 
Usar o intelecto de forma sóbria nos guarda de portas para a atuação de demonios, quem se corrompe sexualmente ou com drogas e bebidas, etc., deixa sua razão, seu intelecto inativo, abrindo portas.
Conforme o contexto em Gen. 6:4, "Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade".
Este "também depois" se refere a depois do diluvio, ou seja, na terra de Canaã. Quando o povo foi espiar a terra, em Num. 13:33 "Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos".
Estes "gigantes", no hebraico são os nefilins, que quer dizer: "os caidos" e se referem aos filhos de anjos com mulheres humanas, e porisso, são mencionados como os "varões de renome" e valentes da antiguidade.
O verso 32 de Num., "E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura", asssustaram 10 dos 12 espias enviados pelo seu tamanho.
Voltando a Gen. 6.5 "Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;
6.6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.
6.12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra".
Agora à luz desta compreeensão, entendemos melhor porque Deus resolveu inundar a terra e destruir a raça humana!  - quase toda a humanidade anterior ao diluvio, havia sido contaminada pelo inimigo e seus anjos, com este relacionamento profano e misto e precisava ser exterminada. Assim como, anos mais tarde, quando o povo de Israel entrou na terra de Canaã, também havia situação semelhante e a ordem foi para destruir e matar todos os inimigos, pelo mesmo motivo!
Em Gen. 6:3, Deus diz que seu Espirito, não "agirá" para sempre no homem, pois este é carnal, aqui, Ele diz que está retirando o seu Espirito que até então "contendia", "atuava", diretamente com o homem,  - que lástimavel perda!  Esta é a segunda menção da palavra Espirito no livro de Genesis, a 1ª foi em Gen. 1:3, onde o Espirito pairava sobre as aguas de morte, pronto para gerar vida e agora Ele está sendo retirado.  Foi certamente através deste agir do Espirito, que Abel ofereceu seu excelente sacrificio a Deus, que Enos começou a invocar o Senhor, que Enoque andou com Deus e profetizou, etc., porque sem a atuação do Espirito, ninguém pode e nem poderia fazer nada disso.
E hoje? Temos algo em comum com isso?
Os discipulos perguntaram a Jesus que sinal haveria de Sua vinda e Ele respondeu em Mat. 24.37 "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.
24.38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
24.39 e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem."
O objetivo de vida do povo antes do diluvio era: comer, beber e satisfazer-se sexualmente, sem o principio estabelecido por Deus,  não se importavam com o Senhor Deus,
Que você acha? Há alguma semelhança com a presente geração? Qual é o enfoque das conversas, da mídia, das propagandas em nossos dias, dos interesses nos corações das pessoas ?


Que o Senhor Jesus nos mantenha com uma mente sóbria e com discernimento ativo, para distinguirmos primeiro a Ele e a Sua vontade, bem como para sabermos onde estamos e que objetivo temos em nossas vidas!!
Guarda-nos Senhor Jesus!



_______________________________________
25/04/2010
O Caminho da Salvação

Gen. 6:1-10

Vimos anteriormente que nas diversas "quedas", o sútil inimigo atuou com estratégias diferentes e procurou atingir areas distintas da humanidade:
Na queda onde Adão e Eva foram seduzidos pela serpente e comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, eles nâo exercitaram o seu espírito e assim foram enganados pela astuta serpente - o diabo, e como consequencia: a natureza maligna - o pecado, a carne - entrou na natureza humana.
Esta natureza caida em Caim, agora o conduziu a exercitar sua alma e assim desobedecendo a palavra de Deus ensinada por seus pais e desconsiderando a revelação divina: inventou uma religião, de acordo com seus conceitos e idéias, completamente contraria a Deus, que o rejeitou, bem como a sua oferta.
Na queda seguinte, satanás, através de seus anjos caidos, realizou uma mistura na natureza humana caida, poluindo a criação de Deus, com o intuito de eliminar o descendente da mulher que lhe pisaria na cabeça, conforme Deus profetizara em Gen 3:15. Nesta queda ele atuou no corpo do ser humano.
Então nós vemos que nas 3 partes do homem, houveram ataques e atuações.
Estes anjos caidos, ao terem relações com mulheres, geraram os nephilins, que eram esta mistura abominável e maligna, que ocorreu antes e depois do dilúvio, anjos que foram presos em cadeias eternas até o seu julgamento, por terem deixado seu proprio domicilio celestial, conforme Judas 6, 7.
Por esta causa, Deus determinou a extinção deste povo poluido e com praticas contrarias a Sua criação, enviando o dilúvio.
O fato fundamental é que Deus diante de quedas, providenciou a salvação, demonstrando Seu infinito amor,  misericordia e interesse pelo homem. Na queda de Adão e Eva, Ele mostrou que o perdão é dado mediante o derramamento de sangue do cordeiro que os cobriu de sua nudez, tipificando Cristo como o cordeiro de Deus. Vemos que após isso, Adão chamou sua esposa de "vivente", mostrando que ele foi perdoado e creu no evangelho de Deus para ele. Eva também demonstrou a sua fé crendo, quando deu o nome de seu filho de "adquiri", conforme a promessa que Deus geraria através dela. Cristo é a semente da mulher.
Na questão da salvação da segunda queda vemos que Abel apresentou sacrificios e oferta a Deus (Heb. 11:4), o sacrificio foi oferecido pelos seus pecados e a oferta para o prazer de Deus. Os salvos invocavam o Senhor, como Enos (Gen. 4:26) desfrutando de tudo que Deus é. No capitulo 5, os salvos geravam e viviam para Deus e Enoque andava com Ele! (Gen. 6:9)
Vemos que Noé também andava com Deus e por que ele andava? Porque ele ouvia a palavra de Deus que foi ministrada pelo seu avô Enoque, e prosseguiu indo além.
Adão viveu 930 anos, e quando ele tinha 622 anos, nasceu Enoque e Adão viveu 308 anos como contemporâneo dele, depois que Adão morreu, Enoque viveu ainda 57 anos, até que foi arrebatado pelo Senhor.
Será que ele ouviu bem o que Adão ensinou?  E será que ele ensinou bem a seu filho e neto?
Podemos ter certeza que sim, sem duvidas!
Noé nasceu 69 anos depois que Enoque foi arrrebatado, Matusalem, filho de Enoque viveu 969 anos e conforme a profecia que seu pai lhe fez ao nascer, morreu no ano que veio o diluvio (Matusalem quer dizer: "quando ele morrer será enviado"), quando Noé tinha 600 anos.
Você acha importante o ensino da palavra?
Faz diferença na vida da pessoa ?
Faz em sua vida?
A geração de Noé era corrupta, maligna e perversa, mas por aprender o ensino, ele viu que precisava da graça de Deus!!
Em Gen. 6:8, vemos: "mas Noé achou graça aos olhos do Senhor" - que maravilha!
Isto não quer dizer que Deus foi bonzinho com Noé, nem que deu presentes ou concedeu coisas a Noé.
Aqui vemos pela primeira vez a palavra graça na biblia, e como genesis é um livro de sementes, aprendemos que Noé foi tudo o que foi, por causa da graça de Deus nele.
Em Heb. 4:16 diz: "acheguemo-nos com ousadia ao trono da graça, para obtermos misericordia e achar graça quando necessitamos".
Você já tinha visto que há um trono da graça? Um trono significa autoridade, dominio, realeza, e este trono real mostra que temos graça disponivel, quando precisamos!!
Quando não conseguimos suportar a situação, quando não podemos enfrentar o que nos acontece e o que nos rodeia, vamos ao trono da graça.
Noé não conseguiria por si mesmo achar graça aos olhos de Deus, mas em Gen. 6:3, vemos que o Espírito "agia" no homem! Graça é Deus atuando no homem, mas é necessário a cooperação humana, como Paulo diz: "Cristo vive em mim" e " a Minha graça te basta".
Deus não deu coisas a Noé, mas veio até ele e estava com ele.
Hoje o que precisamos é isso, a presença de Deus em nós. Temos que nos achegar com ousadia ao trono da graça e dizer: - Senhor não te peço coisas, mas necessito de Tua graça, não posso viver, nem trabalhar sem Ti, não posso fazer nada sem Tua presença!
Nesta epoca que vivemos, semelhante aos dias de Noé, sem a graça de Deus somos incapazes de viver.
Quanto mais tocamos o trono da graça, mais temos a transfusão de Deus em nós!
Deus nos providenciou a salvação!!


(fim dos estudos de abril de 2010)
_____________________________________

Um comentário:

Amo Jesus disse...

Puxa, então é compreensivel de fato que foi preciso inundar a terra e destruir toda aquela geração e também a dsquele povo da terra que Israel entrou.
Causa temor também sabermos que como foi nos dias de Noé será na vinda de Jesus.