segunda-feira, 1 de março de 2010

Ser chamado mestre...

No livro de Mateus no capitulo 23, encontram-se alguns versiculos para a nossa apreciação, vejamos:

23.1 Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos:
23.2 Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus.
23.3 Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.
23.4 Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
23.5 Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas.
23.6 Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
23.7 as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens.
23.8 Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.

Jesus, de forma direta, como é de seu costume, quando trata com a religiosidade dos homens, esclarece, repreende e alerta:
Quando diz na cadeira de Moisés, certamente se refere a usar as leis e ordenanças para eles proprios se sentirem superiores, ao exigirem o seu cumprimento pelos outros.
O Senhor Jesus não nega as palavras que eles apregoam, pelo contrário, diz que devem serem praticadas, mas,  justamente, evidencia quem as fala, quem as exige e, a estes que assim praticam, nunca devemos imitar.
Os "religiosos" do contexto, amam serem glorificados pelos homens, sentarem-se nas primeiras cadeiras, serem saudados e exaltarem seu ego.
O ser chamado mestre, desta maneira, portanto é uma manifestação da carne, contraria a vontade de Deus.
Um só é nosso Mestre, o Senhor Jesus e nós somos irmãos!!
A unção que Dele recebemos nos ensina a respeito de todas as coisas, (1ª jo 2:27), vamos permanecer nEle, com a unçao nos ensina.

Nenhum comentário: