terça-feira, 2 de março de 2010

Termos unção e sermos unção

Termos unção e sermos unção

Deus unge e assim habilita pessoas para determinadas tarefas. Muitas vezes mesmo ungidas, estas pessoas falham, erram e desobedecem, e alguns vendo e ouvindo que falharam, questionam o Senhor como se Ele que tivesse agido errado.
No V.T. é orientação de Deus tanto a confecção do azeite da unção, como também na sua utilização adequada. Ex. 30:25, 40:9, Lev 8:10-12
Os sacerdotes eram primeiramente ungidos: Ex 40:15, para que posterirmente pudessem ungir.
No caso de Saul, vemos um exemplo de um homem ungido que desobedece e age por sua carne. 1ª Sa. 10:1, 15:17
E no caso de Davi, assim que é ungido, o Espirito do Senhor se apossa dele. 1ª Sa. 16:13
Davi tinha a visão adequada, pois mesmo Saul perseguindo-o querendo destrui-lo, Davi varias vezes  tendo oportunidades de matar Saul, não o fez dizendo:
1ª Sa. 24:6 e disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR.
1ª Sa 24.10 Os teus próprios olhos viram, hoje, que o SENHOR te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que eu te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a mão contra o meu senhor, pois é o ungido de Deus.
1ª Sa 26.9 Davi, porém, respondeu a Abisai: Não o mates, pois quem haverá que estenda a mão contra o ungido do SENHOR e fique inocente?
1ª Sa 26.11 O SENHOR me guarde de que eu estenda a mão contra o seu ungido; agora, porém, toma a lança que está à sua cabeceira e a bilha da água, e vamo-nos.
Mesmo com Saul errado, Davi tinha a visão da autoridade delegada por Deus e não age por seus impulsos naturais.
Mais tarde, um homem se vangloria de ter matado Saul e Davi vai contra ele 2ª Sa.1:14-16. 

E Salomão também é um exemplo da unção: foi levantado rei logo após ter sidor ungido 1ª Re. 1:39
Tanto Davi como Salomão cometeram erros e pecaram, mas a palavra diz que os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. Rom. 11:29

Portanto, ainda que nos achemos pequenos, frageis e incapazes, devemos buscar a unção do Senhor, para que por ela, realizemos a Sua vontade em nossas vidas.
Comecemos pela nossa vida, o nosso viver diário, a palavra nos mostra:
1ª Jo 2.27 Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.
Esta unção nos ensina sobre todas as coisas, a questão é permanecer nEle, para que sejamos também guiados por Ele!!
Além de nos ensinar e nos capacitar para os planos de Deus, a unção nos fortalece individualmente.
Uma vez que tenhamos a unção, somos unção!!!

Pergunta:
Voce tem sido unção em seu trabalho? Em sua escola? Voce tem sido unção no meio que vive? Tem sido unção na comunidade?
Ou só olhamos os problemas que são mostrados e os criticamos.
Vemos as mazelas ao nosso redor, os erros dos governantes e lideres, etc.
E a sua cidade? Ela tem recebido da sua unção?
O seu estado?
E o nosso país?
Que o Senhor nos abra os olhos espirituais para vermos e assim buscarmos...

Nós devemos ser unção para o Brasil!!!!